Cuidar da pele é fundamental por questões de saúde e também de autoestima. Por isso, se você pensa em não ter problemas no futuro, é melhor caprichar no skincare desde já. Quando o assunto envolve skincare, um dos tópicos mais frequentes tem relação com as manchas na pele — você sabe o que está por trás dessas manchinhas e quais são as formas de tratamento? Então continue a leitura e fique por dentro dos cuidados essenciais para quem busca uma pele bonita, saudável e cheia de viço.
O que causa manchas na pele?
Antes de falar a respeito das formas de tratamento, é preciso entender que existem manchas diferentes e que são causadas por motivos que também variam de pessoa para pessoa. De modo geral, podemos dizer que, entre as causas mais comuns das manchas de pele, estão as seguintes:
- Exposição à luz solar;
- Fatores genéticos;
- Gravidez e oscilações hormonais;
- Falta de skincare;
- Uso de alguns medicamentos;
- Hábitos de vida nocivos.
É claro que existem fatores mais sérios, que envolvem doenças e outras condições, mas, nesses casos, é fundamental que a equipe médica elabore o melhor acompanhamento e tratamento para cada caso.
Neste texto, focaremos em manchas de pele que são comuns e que não têm relação com medicamentos e doenças, combinado? Assim, você vai entender a importância de cuidar da saúde da sua pele desde cedo.
Tipos mais comuns de manchas na pele
Ao contrário do que se possa pensar, mancha de pele não é “tudo igual”. Na verdade, existem diversos tipos de manchas, que são classificadas conforme suas características mais marcantes. Veja, a seguir, cinco das manchas de pele mais comuns:
Melasma
O melasma é uma das manchas de pele mais comuns, especialmente em mulheres. Na maioria dos casos, o melasma se desenvolve em indivíduos que já têm predisposição genética e que, devido a alguns fatores específicos (gestação, exposição intensa à luz solar, tratamentos hormonais), acabam percebendo as manchinhas em algum momento da vida.
Essa mancha costuma ser acastanhada, sem bordas definidas, e que pode acometer a pele do rosto rapidamente, especialmente na região da testa, do nariz e do buço.
Melanose Solar
Eis o nome bonito da famosa mancha de sol, que tem aspecto arredondado e costuma surgir entre 40 e 45 anos de idade. Importante saber que esse tipo de mancha é resultado da exposição solar ao longo da vida, por isso é fundamental usar protetor solar sempre, mesmo que não seja dia de praia ou de piscina.
Sardas
As sardas, conhecidas também como efélides, são hereditárias e podem aumentar ao longo da vida, especialmente quando há muita exposição à luz solar sem a proteção adequada. Ainda que essas pintinhas sejam um charme e totalmente inofensivas, é preciso cuidar com o skincare diário, caso o intuito seja impedir o surgimento de novas sardas.
Queratose Seborreica Plana
Essa manchinha é parecida com as manchas de sol e também pode ser confundida com melasma, dependendo de seu formato. Ela é mais comum em indivíduos de origem oriental e, com o tempo, vai se espalhando pelo corpo.
Olheiras
As olheiras podem surgir em qualquer tipo de pele, independentemente de haver predisposição genética. Elas surgem devido ao excesso de pigmentação na área abaixo e ao redor dos olhos, deixando a pessoa com uma aparência de cansaço.
Como cuidar das manchas na pele?
Não tem jeito: cuidar da pele é uma atividade que deve ser feita todos os dias, tanto com seus rituais de skincare quanto em relação a outros aspectos da saúde, como uma alimentação saudável e a ingestão adequada de água.
De modo geral, é preciso começar com a limpeza do rosto, para remover resíduos e também as impurezas — para deixar a pele sem nada de sujeira, sugerimos a Espuma de Limpeza Facial da Intua, que limpa sem ressecar.
Depois, você pode usar produtos feitos para garantir a hidratação e a nutrição da sua pele, como o Creme Nutritivo Facial, que ajuda a recuperar e fortalecer a barreira natural de proteção da pele, preenchendo linhas de expressão, uniformizando o tom do rosto e hidratando profundamente.
Para cuidar das olheiras, use o Sérum Soft Focus, que promove a microcirculação na área dos olhos, diminui a hiperpigmentação da pele, reduz marcas de expressão e acaba com a coloração escura das suas olheiras. Não é à toa que esse produto é o queridinho das influenciadoras de beleza atualmente.
Para finalizar, passe protetor solar, todos os dias e cuide da sua saúde! Lembre-se de que manchas no rosto envolvem muito mais do que questões estéticas, por isso, cuide dos seus hábitos de vida: tenha uma alimentação saudável, durma bem, pratique exercícios físicos e veja como a verdadeira beleza vem de dentro.