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O que é cronotipo, os diferentes tipos e como descobrir o seu

31 Oct 2023
mulher sorrindo enquanto passa o Blend Energy de aromaterapia da Intua

Talvez você já tenha ouvido falar a respeito de cronotipo, mas, ainda que a palavra esteja cada vez mais em evidência, nem todo mundo sabe do que se trata. Por isso, vamos explicar como o seu cronotipo pode ter relação com queixas comuns no dia a dia, como cansaço e falta de energia para trabalhar, estudar ou ir para academia

Você é ou conhece alguém com esses problemas? Então a leitura a seguir é mais do que recomendada. Assim, será possível ter insights interessantes a respeito de assuntos como sono, cansaço, desempenho cognitivo e produtividade.

Afinal, o que é cronotipo?

Sabemos que o corpo humano é uma máquina potente e capaz de realizar múltiplas tarefas fisiológicas, sem parar. É por isso que você não precisa pedir para que seu coração pulse ou para que o intestino absorva todos os nutrientes dos alimentos, afinal, seu corpitcho já dá conta do recado de forma autônoma.

Para que toda essa imensa e complexa engenhoca continue funcionando, é preciso que diversos sistemas fisiológicos estejam agindo de maneira adequada. Agora, em relação ao “ligar/desligar” ou “acordar/dormir” do corpo humano, a interação entre os processos fisiológicos e o famoso ritmo circadiano é o que se leva em conta para falar de cronotipo.

Só para refrescar a memória, vale lembrar que o chamado ritmo ou ciclo circadiano é influenciado por diversos fatores, como os de aspectos emocionais, nutricionais, hormonais e ambientais. Na prática, o ritmo circadiano é o que popularmente conhecemos como “relógio biológico”.

Ou seja, chamamos de cronotipo a relação interdependente entre os ritmos circadianos e os ciclos fisiológicos. Dependendo de como esses sistemas funcionam em seu corpo, você pode ser uma pessoa que sente energia durante a manhã ou, talvez, alguém que produz super bem durante a madrugada. 

Entre os fatores que impactam a forma como uma pessoa tem um cronotipo, está principalmente a produção de melatonina, o “hormônio do sono”. O horário de pico da produção dessa substância pelo corpo da pessoa é o que determina o cronotipo dela. Mais abaixo, você já vai entender o que isso significa.

Como o cronotipo afeta a vida?

Agora que você já sabe que a definição de cronotipo tem a ver com o ritmo circadiano e o relógio biológico de cada indivíduo, deve estar se perguntando como isso pode afetar a sua rotina em termos de disposição e produtividade, não é mesmo?

Felizmente, é fácil entender. Para isso, faça um exercício e pense em pessoas próximas e que são do tipo que dormem cedo e acordam cedo. Pensou? Agora, lembre-se dos indivíduos que você conhece e que adoram aproveitar a madrugada para produzir e dormem até a hora do almoço.

Basicamente, essa inclinação a “funcionar” melhor em determinado período do dia é o que chamamos de cronotipo. Um indivíduo que se vê constantemente forçado a ser mais produtivo em períodos de tempo opostos ao seu cronotipo tende a ser uma pessoa muito mais cansada e cujo rendimento no trabalho e nos estudos é sempre mais baixo. 

Isso pode parecer algo simples, que pode ser ajustado com mudanças na rotina, mas a verdade é que algumas pessoas sofrem demais por não conseguirem respeitar o próprio relógio biológico. Com o tempo, isso pode gerar sensação de frustração, além de aumentar níveis de estresse e ocasionar deficiências vitamínicas e hormonais.

Classificação dos cronotipos

Existem três classes comuns de cronotipos entre os seres humanos. São eles:

  • Cronotipo matutino: Aquela pessoa que gosta de dormir cedo e acordar cedinho tem picos de produção de melatonina antes da meia-noite. O horário de sono ideal é entre 22h e 06h.
  • Cronotipo vespertino: Sabe aquela sua amiga que se diz uma coruja por render melhor à noite? Possivelmente o corpo dela produz melatonina em maior proporção no período da tarde. O melhor horário para dormir é das 03h às 11h.
  • Cronotipo intermediário: Nesse caso, o pico de melatonina se dá às 03h, fazendo com que a pessoa se sinta melhor se dormir entre a meia-noite e às 08h.

Só de bater o olho nessas classificações já dá para saber em qual delas você se encaixa, não é mesmo? Assim, sempre que possível, é importante agendar seus horários de acordo com o seu cronotipo. A gente sabe que, na prática, não funciona sempre, devido aos horários de trabalho mais tradicionais, mas alguns ajustes sempre podem ser feitos.

Se você precisar de uma ajudinha para relaxar ao fim do dia, por exemplo, que tal experimentar a Aromaterapia? Na Intua, temos o Blend Relax, que é um produto feito com ingredientes naturais e tem propriedades relaxantes que aliviam a ansiedade e o estresse mental. Contribuem ativamente com o seu sono reparador.

Agora se a ideia for começar o dia com muita energia e disposição, o Blend Energy é o seu escudeiro fiel. Com ele, seu humor ficará melhor e a sua energia não vai descarregar antes da hora. Pode confiar que é sucesso.

Lembre-se também de que, para dormir bem e diminuir a sensação de cansaço, é importante ter bons hábitos de vida, manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas. Seu corpo e sua mente agradecem!

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