Pular para o conteúdo
Carrinho
0 itens

blog Intua prosa

Aromaterapia e emoções: como os aromas influenciam nosso humor

10 Apr 2024
Mulher com os olhos fechados cheirando o roll-on Blend Relax de aromaterapia da Intua.

É muito provável que você já tenha ouvido falar a respeito da Aromaterapia e de seus múltiplos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Hoje, abordaremos esse tema que está em constante crescimento para tirar as suas dúvidas a respeito e, claro, mostrar como os óleos essenciais podem ser a diferença que você precisa em sua vida.

Com o avanço dos testes clínicos e da tecnologia, sabemos que o uso de óleos essenciais, seja pela inalação ou por meio do contato direto com a pele, pode ajudar a provocar estímulos fisiológicos e até emocionais.

O que é Aromaterapia?

A Aromaterapia é uma prática milenar, que se fundamenta no uso de diversos tipos de óleos essenciais para o tratamento de questões de saúde. Na Medicina Ayurveda, os óleos são usados há milhares de anos como uma forma de abordagem terapêutica, mas o nome só foi definido há pouco mais de cem anos, pelo químico francês Maurice René.

Esses óleos essenciais são extraídos de diversos tipos de plantas, com o objetivo de aliviar tanto dores físicas quanto emocionais. Com o avanço da Ciência, as técnicas de Aromaterapia vêm sendo comprovadas a partir de testes clínicos que conseguem medir os benefícios na saúde física e mental de quem é adepto à técnica.

Agora, a Aromaterapia já é reconhecida, inclusive, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que a classifica como um recurso terapêutico complementar em diversos tipos de tratamentos para a saúde global de pacientes. Legal, né?

Aromas e humor

O corpo humano é uma engenhoca complexa, que depende de reações químicas para se manter funcionando. Tudo o que consumimos pode afetar essas reações – é por isso, por exemplo, que uma alimentação saudável é de extrema importância, uma vez que os alimentos mais nutritivos são mais benéficos para essas respostas fisiológicas básicas.

Quando usamos alguns óleos essenciais, seja pela inalação ou pelo contato direto com a pele, moléculas minúsculas dessas substâncias já começam a atuar em nosso organismo. Assim, com anos de pesquisas a respeito das propriedades naturais de diversas plantas, sabemos que a Aromaterapia pode melhorar o funcionamento do corpo e, inclusive, afetar o humor das pessoas.

Quando sentimos o cheirinho delicioso de um bom óleo essencial, as moléculas do produto acabam agindo ativamente em diversos grupos de células do sistema nervoso, incluindo a região conhecida como sistema límbico, que está diretamente ligada à forma como sentimos as nossas emoções e processamos diversos tipos de sensações.

Assim, em pouco tempo, a pessoa já tem uma sensação ampliada de bem-estar e de conforto emocional. É por isso que a Aromaterapia é uma técnica amplamente utilizada por indivíduos que têm problemas com insônia ou que estão passando por situações de grande estresse emocional.

Quando usamos algum produto à base de óleos essenciais com aplicação direta na pele, estamos dando uma mãozinha para diversos aspectos da nossa fisiologia, até mesmo porque algumas das plantas utilizadas para a extração de óleos essenciais têm ação cicatrizante, antiviral e antibacteriana. 

Cheirinho de bem-estar

Os efeitos da Aromaterapia em relação a queixas psicológicas, como estresse e fadiga, são cada vez mais comprovados pela Ciência. Hoje, os produtos feitos com óleos essenciais compõem o tratamento multidisciplinar do indivíduo, que pode necessitar também de ajuda médica e de acompanhamento psicológico.

Quando todas essas esferas de tratamento são unidas, percebemos efeitos extremamente positivos em termos de relaxamento, diminuição de dores, alívio da tensão muscular, controle da ansiedade e até mesmo melhorias em aspectos que envolvem concentração, memória e aprendizagem.

Outro ponto muito bacana do uso de óleos essenciais tem relação com a saúde feminina, já que a Aromaterapia é, também, uma excelente aliada no controle dos sintomas da TPM e até mesmo da menopausa.

Use você também

A Intua é uma marca que se preocupa com a sua beleza, mas também com o seu bem-estar. Por isso, sempre comentamos a respeito da importância de cuidar dos seus hábitos de vida, alimentação e sono.

Para começar o dia com o pé direito e cheia de energia, o Blend Energy da Intua é uma ótima pedida. Feito totalmente com ativos de origem natural, o nosso blend melhora seu humor, revigora a mente e deixa você com aquela sensação gostosa de bateria recarregada para começar mais um dia.

Você pode aplicar o Blend Energy diretamente na pele e sentir o aroma delicioso que tem notas de limão, grapefruit, gengibre e hortelã-pimenta. Assim, seus dias começam com equilíbrio, energia e um cheirinho simplesmente delicioso.

Já o Blend Relax, também feito somente com ingredientes de origem natural, é ideal para a hora do sono e também para aqueles momentos de mais estresse ou ansiedade, típicos do dia a dia das mulheres modernas.

Com óleos de lavanda, gerânio e patchouli, o Blend Relax reduz os sintomas da ansiedade, alivia a mente em relação ao estresse e, se usado à noite, colabora com uma boa noite de sono, sem despertares noturnos. Vai dizer que não é um produto para ter sempre à mão?

A Intua se preocupa com a sua saúde e com o seu bem-estar. Experimente nossos produtos, que vão muito além da sua rotina de skincare, e veja como as tarefas de todo dia serão realizadas com mais eficiência, alegria e disposição. Conte com a gente para ter um humor melhor e mais leve!

anterior
próxima

Agradecemos sua assinatura

Este e-mail foi cadastrado!

Intua-se

Conhecer

this is just a warning
Fazer login

✔️ Produto adicionado com sucesso.