Temida por muitas mulheres - devido a boatos e mitos - a menopausa é um dos processos naturais do organismo feminino. Independente da forma como cada pessoa lida com os sintomas, a pele é uma das primeiras partes do corpo que passa por mudanças nesse período, e por isso precisa de cuidados especiais.
O que é a menopausa e quais são os sinais?
A menopausa é o período hormonal em que a menstruação deixa de acontecer. Essa transição costuma ocorrer perto dos 50 anos de idade, mas pode surgir tanto antes, quanto depois. Os principais sintomas costumam aparecer no “período de climatério”, o qual antecede a menopausa em si, e são respostas comuns do corpo feminino - já que os ovários param de produzir hormônios associados ao ciclo menstrual, como a progesterona e o estrogênio. Entre eles estão:
- Ondas de calor;
- Sudorese noturna;
- Padrões de sono alterados;
- Redução da libido.
Qual é o efeito da menopausa na pele?
Segundo estudos da SBD, Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma das principais ações que acontecem no corpo pela chegada da menopausa é a diminuição da produção de estrogênio. Com isso, há uma redução da síntese de elastina, cuja função é proporcionar elasticidade à pele.
Mais precisamente, ocorre a diminuição da produção do colágeno, que dá firmeza para a derme do rosto. Além disso, também é comum que a pele se torne mais oleosa, aumentando o surgimento de acnes e espinhas, assim como de pêlos nas laterais do rosto e no queixo. No entanto, é importante destacar outros fatores que podem influenciar ainda mais a perda de elasticidade e aumento da oleosidade, tais como:
- Exposição solar em excesso;
- Alimentação desregrada;
- Genética e metabolismo.
Como cuidar da pele na menopausa?
Com a chegada da menopausa, o organismo todo precisa de cuidados especiais, inclusive a pele. Confira a seguir alguns desses cuidados:
Alimentação saudável e equilibrada
Tanto para o corpo no geral, quanto para a saúde da pele, é preciso adotar algumas ações saudáveis para o consumo diário, que incluem:
- Tomar bastante água para reduzir as toxinas e fluidos perdidos durante o dia;
- Consumir alimentos ricos em cereais, legumes, frutas e verduras;
- Reduzir o consumo de itens industrializados e condimentados;
- Comer menos carne vermelha – aposte em frango ou peixe;
- Tomar menos refrigerante, álcool e cafeína.
É claro que a recomendação é fazer um acompanhamento com seu médico ou nutricionista de preferência, afinal, cada organismo é único.
Cuidados diários
É preciso adotar simples cuidados para que a pele fique sempre hidratada e bem cuidada. Por isso, em sua rotina:
- Tenha uma ordem de skincare própria para seu tipo de pele;
- Observe se seus cosméticos estão dentro do prazo de validade;
- Evite tomar banhos muito quentes;
- Reduza o uso de sabonetes muito perfumados, priorize os neutros;
- Durma pelo menos 8 horas por dia;
- Aplique filtro solar todos os dias, mesmo se não houver sol ou se não for sair de casa.
Com essas pequenas ações do dia a dia, com certeza você sentirá uma grande diferença a médio e longo prazo, portanto, não deixe de começar hoje mesmo!
Nós, da Intua Beauty, temos uma linha especialmente desenvolvida para reduzir as linhas, rugas e marcas de expressão causadas tanto pela menopausa, quanto pelo processo natural de envelhecimento. Não deixe de conhecer.
Mitos e verdades sobre a menopausa
- Os sintomas só aparecem aos 50 anos - MITO: Muitas mulheres podem sentir os primeiros efeitos no organismo muito antes ou muito depois. Por isso o acompanhamento médico é tão importante;
- Queda de cabelo e unhas quebradiças são sintomas da menopausa - VERDADE: Sim, é natural que isso aconteça pela redução do estrogênio, por isso em muitos casos é preciso iniciar a reposição hormonal;
- Exercícios físicos têm influência negativa no corpo - MITO: Pelo contrário. A prática de atividades físicas por pelo menos 3 vezes na semana pode fortalecer todo o sistema cardiorrespiratório e os músculos, melhorar o humor e suas noites de sono;
- É obrigatório fazer a reposição hormonal - MITO: Em muitos casos, não há a necessidade de tomar esses medicamentos, além da possibilidade de contraindicação para muitas mulheres. Portanto, converse com seu médico sobre a melhor alternativa para o seu organismo.
Compreender o seu corpo e os sinais que ele te dá é sinal de autoconhecimento, autocuidado e, claro, amor próprio. Por isso, esteja sempre atenta ao que ele está dizendo, seja sobre a menopausa ou demais situações.
Continue acompanhando nossos conteúdos e tenha cada vez mais o compromisso com a sua força interior!