Pular para o conteúdo
Carrinho
0 itens

blog Intua prosa

Alimentos aliados do skincare

25 Mar 2024
Mulher segurando uma laranja sobre um olho e sorrindo

Se você se preocupa em ter uma pele bonita e saudável, é preciso cuidar também de outros aspectos além dos produtinhos de todo dia. Por isso, hoje falaremos a respeito da alimentação e de como algumas mudanças em nosso cardápio podem contribuir para uma aparência mais bonita e para uma pele cheia de viço.

Nosso corpo necessita de nutrientes diversos para funcionar adequadamente e realizar todos os seus processos fisiológicos. É por isso que pessoas com sérias restrições alimentares podem apresentar alguns sinais de má nutrição na pele, geralmente pelo aparecimento de alergias, vermelhidão e ressecamento.

Sabendo dessas informações, precisamos ter atenção redobrada aos alimentos que colocamos em nosso prato diariamente. Eles são o nosso principal combustível e podem se tornar excelentes aliados de quem busca uma pele cada vez mais saudável.

Comer bem é fundamental

Quando o assunto é comer bem, uma vantagem os brasileiros já têm: a alimentação tradicional em nosso país é uma das mais saudáveis do mundo, sabia? É por isso que aquele almoço que a gente tanto ama, com arroz e feijão, é importante ser mantido em seu cardápio. 

A alimentação brasileira é considerada saudável justamente por ser composta por produtos ricos nutricionalmente. Alimentos como feijão, arroz, carnes, ovos, laticínios, frutas e legumes são repletos das vitaminas e minerais necessários para que todos os processos fisiológicos sejam realizados de forma correta.

O ideal, claro, é sempre buscar o auxílio de um profissional da área da Nutrição, que pode avaliar cada caso individualmente e propor um plano alimentar específico para cada pessoa. As dicas que daremos a seguir não substituem a avaliação com esse profissional, hein!

Alimentos aliados da pele

Mais do que comer bem, é preciso conhecer um pouco mais a respeito de determinados alimentos ou grupos alimentares. Como hoje estamos analisando refeições que possam ser aliadas de uma boa rotina de skincare, focaremos apenas em alimentos cujas propriedades tragam algum benefício para a pele. Confira alguns deles a seguir:

  • Cenoura: Rica em betacaroteno, a cenoura é também fonte de fibras e de vitamina A, contribuindo com a pele, especialmente nos dias de verão. Bora fazer aquela saladinha de cenoura hoje mesmo?
  • Laranja, limão, morango e outras frutas cítricas: Repletas de vitamina C, as frutas cítricas contribuem com a saúde da pele justamente porque a vitamina C é um dos grandes micronutrientes que agem em todo o corpo, inclusive na pele ao estimular a síntese de colágeno. 
  • Maçã: Taí um dos lanchinhos mais práticos de todos. Por ser rica em quercetina, a maçã ajuda a interromper a ação dos radicais-livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, ameniza a ação de processos alérgicos.
  • Sementes de linhaça: Com propriedades antioxidantes e sendo uma ótima fonte de magnésio, a linhaça protege a pele do envelhecimento precoce e colabora para que você tenha menos vontade de beliscar um docinho ao longo do dia (açúcar em excesso faz muito mal à pele).
  • Clara de ovos: Que tal começar a manhã com uma omelete de clara de ovos? Além de ser digerida facilmente, as claras são uma fonte de proteína excelente, ajudando o corpo a sintetizar elastina e colágeno.
  • Grão-de-bico: As leguminosas também são amigas da sua pele. Com vitaminas do complexo B, o grão-de-bico melhora a resistência natural da pele e ajuda a controlar a produção de oleosidade. É um ótimo alimento para quem tem acne.
  • Banana: Essa fruta deliciosa é fonte de triptofano, substância que ajuda você a dormir melhor, um dos fatores essenciais para ter uma pele mais bonita e saudável.

Seus hábitos de vida valem muito

Além de evitar produtos industrializados e apostar mais em alimentos que são a cara da culinária brasileira, é preciso também cuidar de outros hábitos relacionados ao seu estilo de vida.

Por isso, lembre-se também de tomar bastante água ao longo do dia, pois a hidratação começa sempre de dentro para fora. Além disso, durma bem, pelo menos seis horas por noite, e deixe seu quarto o mais escuro e arejado possível.

Atividades físicas também são excelentes aliadas de uma pele bonita e de uma vida saudável, já que estimulam a circulação, fortalecem os ossos, colaboram com um sono melhor e promovem mais tônus muscular.

Viu só? Aqui na Intua a gente se preocupa com a sua saúde como um todo! Por isso, além de usar os nossos produtinhos de skincare, tente ajustar a sua rotina de uma forma geral. Todos esses pontos, quando estão alinhados, colaboram para que você se sinta melhor e mais bonita. Pode acreditar!

anterior
próxima

Agradecemos sua assinatura

Este e-mail foi cadastrado!

Intua-se

Conhecer

this is just a warning
Fazer login

✔️ Produto adicionado com sucesso.