A vitamina D é fundamental para a saúde geral e o bem-estar, realizando funções críticas que vão desde a saúde óssea até a imunidade e saúde mental. Conheça melhor essa substância.
A vitamina D é uma das substâncias mais pesquisadas atualmente, graças à sua extrema importância para a saúde humana. Também chamada de "vitamina solar" ou "vitamina do sol", ela atua em diversas funções biológicas essenciais. Por isso, exploraremos o que a vitamina D faz no organismo humano e como podemos obtê-la por meio de fontes naturais.
O que é a vitamina D?
A vitamina D é um nutriente lipossolúvel (que se dilui em gordura), mas que só é sintetizada pelo corpo humano quando há exposição solar adequada. Existem duas formas principais dessa vitamina: ergocalciferol (vitamina D2) e colecalciferol (vitamina D3).
A vitamina D2 é encontrada principalmente em fungos e plantas; já a vitamina D3 é aquela que a pele produz como resposta à exposição aos raios ultravioleta B (UVB), mas também é encontrada em produtos de origem animal, como carnes e ovos.
Funções da vitamina D em seu corpo
A gente já falou, mas vale repetir: a vitamina D está presente em muitos processos fisiológicos que ajudam a manter seu corpo vivo e funcionando. Em termos bioquímicos, podemos dizer que uma das principais funções dessa vitamina é a de regular o metabolismo do cálcio e do fósforo. Veja outros papéis que a vitamina D desempenha constantemente:
● Saúde dos ossos: A vitamina D é importante para os ossos justamente por ser necessária para que o intestino consiga absorver cálcio e fósforo, minerais essenciais para a formação e a manutenção de ossos e dentes saudáveis. Adultos com deficiência de vitamina D podem ter problemas de saúde, como osteoporose, que aumenta o risco de quedas e fraturas.
● Bom funcionamento imunológico: A vitamina D é o que fortalece nosso sistema imunológico por regular a resposta imune e proteger o corpo contra a ação de vírus e bactérias.
● Saúde do coração: Diversos estudos já comprovaram que a vitamina D colabora com a regulação da pressão arterial, além de ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue e de proteger a parede interna dos vasos sanguíneos. É por isso que a deficiência dessa vitamina já foi relacionada ao surgimento de doenças cardíacas.
● Bem-estar e saúde mental: Sabia que a falta de vitamina D também está associada a casos de depressão? O motivo pode estar na relação entre a vitamina e a produção de serotonina, um neurotransmissor ligado ao humor.
● Melhora no desempenho muscular: A vitamina D também é aliada de quem vai para a academia! Importante para a função muscular adequada, a deficiência de vitamina D pode gerar falta de tônus muscular.
Fontes naturais de vitamina D
Pode ser um verdadeiro desafio obter vitamina D, especialmente quando falamos de pessoas que se expõem pouco à luz do sol ou que vivem em regiões naturalmente frias e nubladas. Por isso, precisamos valorizar muito as fontes naturais de vitamina D. Conheça algumas delas:
● Luz solar: Você só precisa de aproximadamente 10 minutos de luz solar por dia para obter vitamina D. Esse tempo pode variar de acordo com a região onde você mora, por isso é bacana conversar com um dermatologista, que também saberá indicar o melhor horário para esse pequeno banho de sol.
● Alimentos de origem animal: Peixes gordurosos (atum, salmão, sardinha), gema de ovo e fígado bovino são ótimas fontes naturais de vitamina D.
● Outros alimentos: Cogumelos, laticínios e cereais fortificados com vitamina D também são uma ótima pedida para a sua dieta nutritiva e saborosa.
Também é possível (e bastante comum) suplementar doses de vitamina D. Nesse caso, é imprescindível visitar uma nutricionista qualificada para que, antes de suplementar, você possa fazer exames e entender quais são as necessidades individuais do seu corpo.
Lembre-se de que os nutrientes devem ser vistos como aliados de uma pele mais bonita, de um corpo mais feliz e de uma mente repleta de bem-estar. A alimentação é uma maneira bonita e poderosa de encher seu corpo de saúde.
Para ajudar ainda mais, tome sempre muita água e cultive bons hábitos de vida. Nesse sentido, é importante praticar atividades físicas com regularidade, ter uma boa higiene do sono, fazer terapia, ter contato com a natureza quando for possível e, sempre que der, reunir aqueles amigos do peito para momentos ricos em união.
A Intua continua aqui, sempre pensando em formas de te ajudar a despertar a beleza e o bem-estar que já estão em você. Cuide-se para se sentir melhor e mais bonita, e conte com a Intua nesse processo.