A preocupação com a saúde e o bem estar tem feito com que a demanda por cosméticos veganos aumente. É por isso que itens veganos vêm ganhando mais espaço entre o público que busca um autocuidado natural.
Nossa pele costuma absorver melhor os produtos de origem vegetal. É por isso que, após usá-los, você rapidamente percebe os efeitos de um cosmético natural. Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Portanto, cuide bem dela e dos produtos aplicados, porque tudo é absorvido diretamente pelo seu organismo.
Pode parecer pouco, mas usar produtos de origem vegetal, com ativos que estimulam o sistema antioxidante de autodefesa da pele, ajuda a ter uma pele mais hidratada, retardando o envelhecimento e fazendo com que você se sinta melhor de dentro para fora. Incrível, não é?
Aliás, você saberia dizer a diferença entre cosméticos orgânicos, naturais e veganos?
- Orgânicos: têm no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas (ou seja, nenhum tipo de química);
- Naturais: as fórmulas contém 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos;
- Veganos: livres de ingredientes de origem animal e de testes em animais! Um cosmético vegano não é necessariamente orgânico ou natural, pois ainda podemos encontrar em sua composição substâncias sintéticas.
Uma pesquisa encomendada pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) ao Ibope, mostrou que 14% dos brasileiros estavam dispostos a escolher produtos veganos e 55% dos entrevistados declararam que consumiriam mais produtos veganos se estivessem melhor indicados na embalagem ou se tivessem o mesmo preço que os produtos que estão acostumados a consumir.
Excluir da composição os ingredientes de origem animal já é uma atitude importante. Mas usar cosméticos veganos no dia a dia tem ainda outros benefícios para a sua vida. Vem conhecer!
1. Menor risco de alergia
Como a maioria dos ingredientes é de origem natural, esses produtos dificilmente causam alergia. É por isso que são ideais para peles sensíveis.
Os óleos essenciais, extratos vegetais e ácidos orgânicos incorporados nos produtos de origem vegana agem como conservantes. Como são elementos naturais, eles impedem a proliferação de microrganismos, deixando sua pele segura e protegida, sem danificá-la.
Mesmo assim, se sua pele é muito sensível, consulte seu dermatologista e faça o teste para identificar possíveis reações alérgicas a qualquer componente. Só então escolha o produto perfeito para você!
2. Ingredientes naturais e com certificado de origem
Lembre-se: usando cosméticos veganos, você evita aqueles produtos cheios de substâncias sintéticas, como parabenos e silicones. Diferentemente, as criações veganas usam ativos de plantas ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes que transformam sua pele com os elementos da natureza.
Para um produto ser considerado vegano, ele precisa ter o certificado de origem dos ingredientes. Após conferir a composição, é possível verificar qual é a mais indicada para o seu tipo de pele e, enfim, escolher de forma personalizada.
3. Contribui para a sustentabilidade
Comprar de empresas que investem em produtos naturais, sem exploração, privilegia a cadeia de produção sustentável. Ao consumir esses produtos, você prioriza fornecedores locais, economiza recursos hídricos e ainda utiliza embalagens ecologicamente corretas. Não é apenas ajudar a preservar a natureza, mas você também colabora com a vida e o bem-estar dos animais. Toda essa redução de consumo gera impactos positivos para conter as mudanças climáticas, por exemplo.
4. Preço
Muitos acreditam que produtos de origem vegana ou natural são mais caros, porém isso não é mais verdade. Felizmente, com o aumento da procura e do consumo desses itens, os valores estão se tornando cada vez mais acessíveis quando comparados aos produtos tradicionais. Assim, fica mais fácil e simples se tornar adepto aos produtos veganos e de origem natural.
5. Bem-estar
Por último, mas não menos importante, ao adotar uma vida mais natural e com produtos que atendam a essa demanda, você coopera para a construção de uma sociedade mais limpa e sustentável!
Como saber se um cosmético é vegano?
O primeiro passo para identificar se um produto é vegano é conferir o rótulo e reconhecer qual a composição do produto. Existem alguns ingredientes que não são veganos. Conhecê-los pode ajudar na hora da escolha. Saiba quais são eles:
- Baba de Caracol;
- Cera alba;
- Corante Carmim E120 – extraído da cochonilha, pode ser encontrado em batons;
- Geleia real;
- Lanolina/Álcool de Lanolina;
- Leite e Derivados do Leite;
- Mel;
- Seda/Proteína da Seda/Aminoácidos da Seda;
- Veneno de Abelha.
Além disso, existem ingredientes que podem ser tanto de origem animal como vegetal, como a glicerina. Nesse caso, para saber se um cosmético é vegano, é preciso conferir os símbolos impressos nas embalagens:
- Certified Vegan: emitido pela organização internacional Vegan Action, confirma que todo o processo de produção do cosmético é vegano;
- Vegan: emitida pela Vegan Society, instituição de caridade e sociedade anônima;
- Cruelty Free and Vegan: emitido pela PETA, certifica produtos com fórmulas 100% veganas e que não fazem testes em animais;
- Selo Vegano: emitido pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) para produtos sem ingredientes de origem animal.
A Intua Beauty busca compreender a natureza e dela trazer o que há de melhor, sem deixar de cuidar do planeta. E quando o assunto é performance e qualidade, a Intua é especialista.
Soluções completas para que você se conecte consigo mesma e viva a sua beleza, em todos os sentidos. A Intua existe para você poder ser mais você.