A cada dia, o mercado de cosméticos veganos vem ganhando mais força. Eles são uma alternativa para quem deseja utilizar itens mais naturais, sem origem animal, seja para preservar o meio ambiente ou por crenças pessoais.
Uma das formas de saber se o cosmético é vegano, é verificar os selos e certificados. Mas você sabe como identificá-los?
O que são e como funcionam os selos?
Selos e certificados veganos servem para identificar produtos que não utilizam ingredientes de origem animal e nem realizam testes em animais, uma prática e estilo de vida que vem ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais.
A fim de legalizar a questão dos selos e certificados dentro do país, foram criados modelos específicos para que o consumidor saiba quem realmente atende aos requisitos. Dessa forma, as empresas podem estampar nos rótulos de seus produtos informando aos consumidores a procedência do item. Além disso, devem ter o selo da ANVISA.
Com uma grande abertura para o mercado de produtos ecológicos, muitas marcas acabaram adotando essa “ideia”, porém sem realmente modificarem as composições ou ingredientes de seus produtos.
Dessa forma, os selos foram criados para avaliar os se itens produzidos não estão usando nenhum item de origem animal, desde os ingredientes usados até a embalagem de venda, certificando assim aquelas marcas que têm essa preocupação.
Como funcionam os testes veganos?
Grande parte das empresas realizam os testes em peles sintéticas criadas em laboratório. Essa pele pode ser diferenciada por idade, por sexo e por raça, aplicando testes confiáveis e evitando danos para futuros consumidores.
A matéria-prima utilizada para criar essa pele “fake” é desenvolvida por meio de células conhecidas como queratinócitos, cultivadas de forma especial e multiplicadas até que exista uma camada grossa o suficiente para que os testes sejam feitos. Dessa forma, não há o envolvimento de animais em nenhuma parte do processo.
Mas por que ter um selo?
Você deve estar se perguntando, afinal, qual é a principal vantagem de ter o selo vegano em seus produtos, não é mesmo? Os principais benefícios são:
Identificação
O consumidor tem mais facilidade no momento de identificar os produtos veganos, poupando-o da necessidade de interpretar ou ter que compreender todos os ingredientes descritos nas embalagens.
Mercado nacional
A empresa possui 55% de maior probabilidade de venda do seu produto no mercado de cosméticos brasileiros, segundo dados da Sociedade Vegana Brasileira.
Nicho focado
Exposição e divulgação dos produtos veganos em feiras e eventos da causa, disseminando a marca para o público-alvo designado.
Conheça os selos veganos
Em 2013 a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), desenvolveu o Selo Vegano, para comprovar que o produto:
- Não possui ingredientes de origem animal;
- Não realiza testes em animais - tanto durante a produção, quanto em relação ao ingrediente pronto.
Para saber mais sobre como obter esse certificado, ou, aplicar o seu produto, confira mais aqui.
Mas, também existem outras variações relacionadas ao veganismo e demais especificações, que são:
- Cruelty-Free: mostra que o produto não foi testado em animais. Clique aqui para saber mais sobre o processo para obter esse selo;
- Selo vegano Nacional e internacional: é emitido um Certificado Vegano da Organização Veganismo Brasil, que atesta que os produtos em questão não têm origem ou são testados em animais;
- Selo vegano Internacional: aqui, há a emissão do selo da Vegan Society comprovando que a empresa não usa de componentes de origem animal e nem realiza teste nos bichinhos;
- Certificados de Orgânico: aponta que o produto possui mais de 95% dos seus ingredientes de origem orgânica. Saiba mais sobre a certificação e regras aqui;
- Selos ambientais: o Rainforest Alliance indica que o produto é sustentável de forma social, econômica, ambiental e foca no respeito aos seres humanos e à biodiversidade;
- Selos de não-transgênico: muito procurado por alguns consumidores para saber se o produto possui mudanças genéticas, acúmulo de agrotóxicos e como isso impacta na saúde. Saiba mais aqui;
- Selo contém transgênicos: indica a origem de ingredientes com modificação genética, deixando à escolha do consumidor se deseja consumi-lo ou não. Essa certificação é atestada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, saiba mais aqui!
Muitos cosméticos podem conter vários selos em conjunto, portanto, vale a pena observar com cuidado a embalagem antes de realizar a compra.
Produtos Intua Beauty: como funcionam?
Além de priorizar a qualidade de seus produtos, a Intua Beauty tem toda sua linha autorizada pela Anvisa (você pode conferir o número dos processos na embalagem de cada item) e não realiza testes em animais.
Todas as fórmulas são testadas in vitro, além dos estudos aplicados com voluntários em institutos especializados. Os produtos são todos veganos e a origem se dá por itens completamente vegetais e nenhum tipo de composição animal ou derivados.
Aqui, na Intua Beauty, celebramos sua beleza e seu bem-estar, priorizando a sensibilidade, o prazer e escutando seus desejos interiores. Por meio de soluções inovadoras, queremos fazer parte do seu dia a dia, com produtos de skincare, infusão, dermocosméticos e aromaterapia para acelerar seus sentidos e todo seu universo particular!