Pular para o conteúdo
Carrinho
0 itens

blog Intua prosa

Benefícios de consumir os alimentos da época

11 Sep 2023
Várias maçãs cortadas ao meio sobre uma superfície azul.

Nada mais gostoso do que degustar de um alimento fresco, né? O gosto é diferente, a textura é única e alimentos frescos sem dúvida são mais suculentos. Mas o sabor não é o único motivo para optar por alimentos da época. Separamos 3 motivos para que você faça a feira hoje mesmo! 

O que é um alimento da época? 

Alimentos da estação ou sazonais são alimentos cultivados e colhidos naturalmente na época do ano mais propícia para o alimento de acordo com suas necessidades de clima, condições do solo e luz solar.

Se você mora no Brasil, tem o privilégio de desfrutar de um país tropical que oferece uma grande variedade de alimentos o ano todo. Mas mesmo usufruindo desse privilégio, ainda consumimos muitos alimentos que tiveram um crescimento acelerado e estão cheios de agrotóxicos. Se você quer investir em uma alimentação mais saudável e limpa, aqui estão 3 motivos para que esteja ainda mais atenta durante a compra de verduras, frutas e legumes.

  • Menor quantidade de agrotóxicos: o solo e luz ideais para o plantio e desenvolvimento fazem com que o crescimento natural seja perfeito, dispensando o uso de grande quantidade de agrotóxicos. Os agrotóxicos são produtos químicos usados para matar insetos, larvas e fungos que podem danificar os alimentos, mas o uso desses químicos pode afetar nossa saúde e causar doenças graves.
  • Alimentos da época são mais saborosos e nutritivos: o crescimento mais natural preserva o sabor e os nutrientes porque o processo de plantio e colheita tem seu ciclo natural respeitado, o que garante alimentos nutritivos, ricos em vitaminas e minerais
  • Menor preço: quanto mais oferta, menor o preço, certo? A alta produção faz com que os preços sejam bem menores do que os praticados fora da estação. 

Quais alimentos consumir em cada estação? 

Outono 

Abobrinha, acelga, alface, almeirão, agrião, banana-maçã, caqui, jaca, maçã, mamão, broto de bambu, couve chinesa, repolho, rúcula, batata-doce, berinjela, brócolis, chuchu, jiló, linhaça, maçã, maracujá, melancia, pêra, inhame, mandioca, nabo, pimentão, quiabo, berinjela, beterraba, rabanete, tomate, vagem, repolho, abacate, banana prata, caqui, chuchu, gengibre, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, tangerina, pepino e tomate. 

Inverno

Repolho, mandioca, mandioquinha, melão, laranja, banana, couve-flor, ervilha, couve, espinafre, nabo, berinjela, brócolis, alface, acelga, tangerina, carambola, kiwi, pinhão, pera, pepino, rabanete, banana e limão. 

Primavera 

Abóbora, abobrinha, alcachofra, abacaxi, banana-nanica, caju, maçã, mexerica, tangerina, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, mandioquinha, nabo, vagem, alface, almeirão, chicória (escarola), melão, morango e pêssego, alho-poró, almeirão, brócolis, cebolinha, chicória, coentro, pimentão, rabanete, inhame, repolho, banana, caju e laranja. 

Verão 

Coco verde, framboesa, cereja, banana-prata, abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, erva-doce, endívias, rúcula, salsa, tomate, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória (escarola), chuchu, jiló, mandioca, milho verde, moyashi (broto de feijão), rabanete, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, uva, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pera, nabo, pimentão e quiabo.

anterior
próxima